em maio de 2025, o conselho federal de medicina publicou a resolução 2.427/2025. é uma resolução transfóbica que reforça a violência do estado e das grandes corporações sobre as nossas vidas.
há alguns meses, o ministério público, com ação de movimentos sociais trans, pediu a suspensão da resolução, mas semana passada o supremo tribunal federal derrubou essa decisão. ou seja, a resolução transfóbica do conselho federal de medicina entrou novamente em vigor.
não nos surpreende em nada.
não podemos comemorar por antecipação se já começamos perdendo. e perdemos pois nossa concepção de liberdade está atrelada a instituições que a cerceiam.
mesmo durante o período em que a resolução foi barrada, testemunhamos a continuidade de suas normativas em atendimentos médicos e terapêuticos. muitos companheiros que buscavam terapia hormonal e atendimentos em saúde, em âmbitos públicos e privados, continuaram sendo prejudicados, passando por constrangimentos e tendo seu acesso à saúde impedido sob respaldo da resolução.
e agora, novamente, a resolução entra em vigor, para legitimar algo que já estava ocorrendo por debaixo dos panos.
nossa melhor estratégia de organização contra a transfobia é a auto-organização, seja como profissionais da saúde, e isso inclui a atuação de profissionais da saúde trans e cis-aliades.
assim que a resolução transfóbica foi publicada em maio, organizamos um Informativo sobre Hormonização/Terapia Hormonal para Pessoas Transmasculinas como forma de difusão de informações para nossa população. o Informativo é colaborativo e pode receber sugestões a todo momento.
acesse o Informativo abaixo: